fbpx
WSL CT

Finais do Freshwater Pro: Gabriel Medina vence de ponta a ponta

Finais do Frashwater Pro, LEMOORE – Lakey Peterson (EUA) e Gabriel Medina (BRA) venceram o Freshwater Pro, da World Surf League (WSL). Lakey Peterson superou suas concorrentes ao título mundial e Medina foi simplesmente imbatível no Surf Ranch.

O evento valeu pela sétima etapa do campeonato mundial (CT) feminino e pela oitava etapa do CT masculino de 2019.

As vitórias da californiana e do brasileiro agitaram a corrida pelo título mundial de 2019, com Peterson subindo para a segunda posição no ranking mundial e Medina assumindo a liderança.

O CT deste ano não vale apenas o título mundial da temporada, mas também determinará os surfistas da elite que se qualificarão para representar seus países na estreia do surf em olimpíadas, em Tóquio, no próximo ano.

Gabriel Medina dando a volta da vitória na piscina do Surf Ranch - Surfista de Alma
Gabriel Medina dando a volta da vitória na piscina do Surf Ranch – Surfista de Alma

Gabriel Medina defende título nas finais do Freshwater Pro e volta a ser o número 1 do mundo

O retorno de Gabriel Medina está em em evidência com a sua segunda vitória no Surf Ranch. Já nas primeiras ondas do brasileiro nas finais do Frashwater Pro ele havia garantido sua segunda vitória nos últimos três eventos desta temporada, e pulou da 4ª posição no ranking para o número 1 do mundo.

Esta arrancada do brasileiro repete o que aconteceu nas duas temporadas conquistadas por ele, em 2014 e 2018, e indica que ele segue firme em direção ao terceiro título mundial.

Os ataques aéreos de Medina nas esquerdas foram insuperáveis mais uma vez, tirando 9,93 dos jurados. Em seguida, surfando de backside para a direita, fez sua onda de backup com 8,93.

Foram três dias longos para mim, mas é incrível conseguir a vitória contra esses caras… eles são os melhores do mundo! Essas duas primeiras ondas da final foram muito boas e é incrível derrotar caras como Julian (Wilson), Filipe (Toledo), Owen (Wright) e (Griffin) Colapinto, todos eles são surfistas incríveis. Agora espero manter meus resultados até o fim.

Gabriel Medina

Filipe Toledo BARBARIZOU!

Mais uma vez Filipe Toledo (BRA) conquistou o segundo lugar com outra performance brilhante nas finais do Frashwater Pro e ao longo da semana. Neste evento, Filipe mostrou um desempenho quase perfeito, incluindo 9,63 na final.

Mas o atleta de 24 anos sofreu uma lesão em sua segunda caída. As dores o incomodaram na etapa final, nas ondas de bônus que decidiram o campeonato.

Com a reta final da temporada pela frente, Toledo vai se preparar da melhor maneira possível, depois de enfrentar o melhor do mundo de maneira incrível.

Foram momentos realmente incríveis e nervosos assistindo no telão antes da final, mas foi motivador ao mesmo tempo. Fiz essas últimas ondas porque a multidão estava apenas me alimentando de energia e tenho que agradecer à equipe da WSL por fazer tudo o que pôde para aliviar a dor. Estou muito feliz por Gabriel com uma performance incrível, assim como por Lakey e Johanne.

Filipe Toledo
Filipe Toledo foi o mais inovador e progressivo do evento mesmo sofrendo com dores por causa de uma lesão - Surfista de Alma
Filipe Toledo foi o mais inovador e progressivo do evento mesmo sofrendo com dores por causa de uma lesão – Surfista de Alma

Lakey Peterson chega nas finais do Freshwater Pro, vence pela segunda vez no ano e pula para a segunda posição no ranking mundial

A final pegou fogo e a disputa entre as quatro melhores mulheres ficou viva até a última onda. O destaque do evento foi Johanne Defay (FRA) que brilhou com uma pontuação quase perfeita, 9,00 (de 10 possíveis), na sua onda para a direita.

Nas finais do Frashwater Pro tudo se resumia a Peterson e Defay, pois as duas últimas mulheres vivas na disputa se alternaram nas ondas de bônus que determinaram a vencedora de 2019.

A local de Santa Bárbara, Califórnia, imprimiu o seu rItmo para ultrapassar Courtney Conlogue (EUA) e conquistar o seu lugar na Final. Ela fez isso mais uma vez com um incrível aéreo reverse, ganhando 9,33 quando precisava de uma pontuação excelente na sua última tentativa.

Eu simplesmente não estou acreditando, sinto que Deus estava comigo naquele momento e dei tudo o que tinha.

Lakey Peterson
Lakey Peterson e Gabriel Medina apresentaram as melhores performances nas finais do Frashwater Pro e subiram nos respectivos rankings - Surfista de Alma
Lakey Peterson e Gabriel Medina apresentaram as melhores performances nas finais do Frashwater Pro e subiram nos respectivos rankings – Surfista de Alma

O segundo lugar de Defay é o melhor resultado da francesinha na temporada. Defay subiu uma posição para o nono lugar na tabela de classificação e está em uma ótima posição para representar a França nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A postura da francesa durante o evento foi impecável, chegando às finais do Frashwater Pro com Peterson depois de vencer Caroline Marks (EUA) e a tricampeã da WSL Carissa Moore (HAW), que terminou em terceiro lugar.

Eu sabia que Lakey (Peterson) daria um show e ela merecia, o surf de borda dela é insano e estou feliz pelo segundo lugar. O surf está indo em uma direção tão incrível e estou feliz onde estou.

Johanne Defay
Johanne Defay com Lakey Peterson, Gabriel Medina e Filipe Toledo, finalistas do Frashwater Pro – Surfista de Alma

Premiação igual para homens e mulheres completou 1 ano na piscina

As finais do Freshwater Pro marcaram o aniversário de um ano do anúncio da WSL de premiar igualmente homens e mulheres em todos os eventos controlados e de propriedade da WSL.

Para comemorar, o evento recebeu duas edições do programa Rising Tides da WSL, uma mesa redonda feminina e uma celebração da campeã mundial de 1982 Debbie Beacham.

Rising Tides, que deve se expandir em 2020, é um programa global de envolvimento na praia para meninas que começou na Austrália no início desta temporada, em um esforço para inspirar a próxima geração a surfar.

Antes do início do evento, o Rising Tides organizou os Freshwater Pro Trials femininos e viu sete das melhores surfistas americanas competindo no Surf Ranch para lutar pelo wildcard do evento.

Para iniciar o evento, as vencedoras dos seis últimos eventos do CT até agora nesta temporada, que são as beneficiárias de prêmios iguais em dinheiro, se reuniram para discutir o impacto da mudança.

Assista à mesa redonda e deixe nos comentários a sua opinião sobre este assunto.

Na noite anterior, Debbie Beacham, campeã mundial de 1982, foi homenageada como uma das 10 fundadoras da WSL e recebeu o troféu de título mundial que ela não recebeu na época.

Para mais informações, visite WorldSurfLeague.com.

Gabriel Medina venceu de ponta a ponta e acertou as manobras mais impressionantes do evento - Surfista de Alma
Gabriel Medina venceu de ponta a ponta e acertou as manobras mais impressionantes do evento – Surfista de Alma

A próxima etapa do CT de 2019 é o Quiksilver Pro e o Roxy Pro France, que deverá ser disputada entre os dias 3 e 13 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: