fbpx

A história da computação no Surf começou em Niterói, na ASN

O surf foi o primeiro esporte a ser transmitido ao vivo pela internet e a compartilhar as notas dos atletas utilizando sistemas de apuração online. Além disso, poucos sabem que toda tecnologia da informação utilizada hoje no surf mundial, inclusive na World Surf League (WSL), teve início em Niterói e foi implantada pela primeira vez pela ASN (Associação de Surf de Niterói).

Os pioneiros da computação no surf foram Mano Ziul (o Mago) e Celso Alves, fundadores da BEACH BYTE PROCESSAMENTO DE DADOS LTDA. Eles contaram como tudo começou durante bate-papo com o locutor oficial da WSL Klaus Kaiser e seu parceiro Giovanni Mancuso, no programa Surf em Debate, publicado às segundas-feiras, 20h, no YouTube.

CLIQUE AQUI para conhecer a Consultoria CCPMV – Criando Campanhas Para VENDER MAIS

Uma parceria que deu muito certo

Mano e Celso, crias de Itacoatiara, competiam nos circuitos da ASN e em outros no Rio de Janeiro, e percebiam a dificuldade que era o processamento das notas durante as baterias. Então, em meados de 1982 eles decidiram desenvolver um sistema para tornar mais ágil o somatório e a divulgação dos resultados.

Celso conta que propôs ao Mano Ziul a criação de “alguma coisa” para tornar a apuração mais rápida. Mas, ele mesmo não sabia o que poderia ser porque não entendia nada de informática, sua área era a comercial.

O Mano era o mago da informática, eu não entendia porcaria nenhuma.

– disse Celso Alves.

Nas palavras do Celso, a ASN foi o laboratório para tudo que Mano Ziul criou. Portanto, toda infraestrutura que construíam e os sistemas de computação que desenvolviam eram usados primeiro nos campeonatos da Associação de Surf de Niterói.

Na realidade, a gente começou tudo na ASN em 1984, foi o nosso berço, onde a gente começou. Todos os testes foram feitos nos campeonatos da ASN.

Celso Alves.

Assista ao programa Surf em Debate e faça como nós, deleite-se com as histórias hilárias dos cascas-grossas que contribuíram imensamente com o desenvolvimento do esporte no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: